Mastopexia
Comumente referida como cirurgia de lifting de mama, a mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama.
Os seios da mulher muitas vezes mudam com o tempo, perdendo sua forma jovem e firmeza. Estas alterações e perda da elasticidade da pele podem ocorrer devido a:
- Gravidez,
- Amamentação,
- Oscilações de peso,
- Envelhecimento,
- Gravidade,
- Hereditariedade.
Às vezes, a aréola torna-se alargada ao longo do tempo, e a mastopexia poderá reduzi-la. O procedimento pode ter um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme.
Procedimento Cirúrgico
A mastopexia pode ser realizada através de uma variedade de técnicas de incisão. A técnica adequada para você será determinada com base em:
- Tamanho e forma da mama,
- Tamanho e posição de suas aréolas,
- Grau de flacidez da mama,
- Qualidade e elasticidade da pele, bem como a quantidade de excesso de pele.
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
Há três padrões comuns de incisão: :
- Ao redor da aréola,
- Ao redor da aréola, verticalmente para baixo da aréola, em direção ao sulco da mama,
- Ao redor da aréola, verticalmente para baixo da aréola, em direção ao sulco da mama e, horizontalmente, ao longo do sulco da mama.
Etapa 3 – Remodelando os seus seios
Após as incisões:
- O tecido mamário subjacente é levantado e remodelado para melhorar a firmeza e o contorno da mama,
- O mamilo e a aréola são reposicionados,
- Se necessário, aréolas ampliadas serão reduzidas através da excisão de pele ao redor,
- A pele em excesso é removida para compensar a perda de elasticidade.
Etapa 4 – Fechando as incisões
Após a remodelação, o excesso de pele é retirado e as incisões fechadas. Algumas linhas de incisão são escondidas nos contornos naturais da mama, no entanto, outras são visíveis na superfície da mama. Cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, podem melhorar significativamente ao longo do tempo. As suturas são feitas em profundidade dentro do tecido mamário para sustentar os seios recém modelados. Suturas, adesivos de pele e/ou fita cirúrgica podem ser utilizados para fechar a pele.
Etapa 5 – Resultados
Os resultados de sua cirurgia são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço pós-cirúrgico diminuirá e as linhas de incisão ficarão menos marcadas.
Pós operatório
Após o procedimento, serão colocados curativos sobre as incisões. Será necessário usar uma bandagem elástica ou sutiã para minimizar o inchaço e sustentar a mama.
Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular após a cirurgia.
Fonte: SBCP
Dr. Nilson Y. Rimarachín Diaz
Cirurgião Plástico - CRM-SP 138821
Me formei como Cirurgião Plástico pelo Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz em São Paulo no ano de 2004, sob a regência de um dos maiores nomes da Cirurgia Plástica Brasileira, Dr. José Marcos Mélega.
Durante minha vida profissional realizo todo tipo de Cirurgia Plástica, mas desde o ano 2006, dedico-me à cirurgia estética da região glútea, combinando as técnicas mais modernas de implante de silicone e lipoescultura em alta definição, obtendo resultados naturais e harmônicos.