Prótese de Glúteo

É uma das Cirurgias mais realizadas em nosso consultório.

 
Imagem Prótese de Glúteo
 

O que é a Gluteoplastia de aumento (Cirurgia Plástica de Glúteos)?

Uma cirurgia relativamente nova e que está em alta, tendo muita procura nos consultórios. A gluteoplastia de aumento é uma das mais modernas cirurgias plásticas, a qual permite corrigir assimetrias, aumentar o tamanho e volume, corrigir a flacidez e melhorar a forma, os contornos e a projeção dos glúteos. Pode ser realizada por duas maneiras: pelo implante de silicone ou pela enxertia de gordura, a qual é retirada do próprio paciente, tratada e inserida. Atualmente, a gluteoplastia com implantes de silicone tem sido a preferência pela sua superioridade dos resultados e melhor previsão dos mesmos, uma vez que a gordura muitas vezes é absorvida mais do que se desejaria, podendo frustrar o resultado desejado pelo paciente. Assim, o enxerto de gordura na gluteoplastia fica reservado para os casos em que se necessita de muito pouco volume nos glúteos, promovendo somente um realce de suas formas. A efetividade da gluteoplastia de aumento – cirurgia plástica de glúteos – se deve principalmente pela possibilidade de se restaurar, quase que imediatamente, o volume e a forma da região glútea que estava prejudicada, resultando num bumbum bonito e atraente.

Para quem está indicada a Gluteoplastia?

A gluteoplastia de aumento é recomendada para pacientes maiores de 18 anos, pois geralmente nesta idade a estrutura corporal já está toda formada. Indicada para pacientes que desejam apenas realçar e melhorar a aparência do bumbum e para aqueles que não foram ajudados pela genética, com atrofia dos glúteos, que tenham glúteos pequenos e disformes, que tiveram uma perda de peso importante, com muita flacidez ou que estão sob os efeitos do tempo e da gravidade simplesmente. Em casos onde o enxerto de gordura não deve conseguir um resultado satisfatório ou previsível, a colocação de implantes de silicone gel nos glúteos consegue atingir um resultado duradouro e atraente, com mínimas cicatrizes visíveis.

Vida Útil do Implante Glúteo de Silicone

A vida útil do implante de glúteo é eterna, ou seja, uma vez posta, a prótese de silicone dos glúteos não precisará ser trocada. É claro que o paciente deverá seguir todas as instruções do pós-operatório da gluteoplastia para que nada aconteça com os implantes de silicone, principalmente, para sua boa manutenção.

Cuidados após a cirurgia

Esse cuidado começa já no quarto, depois da cirurgia, quando a paciente deve permanecer em decúbito ventral (de barriga para baixo) e manter esse cuidado até completar duas semanas. Além disso, ela não poderá se sentar pelo mesmo período, devendo, portanto, ficar apenas em pé ou deitada de barriga para baixo. Pode-se ir ao banheiro tomando o cuidado de não se sentar totalmente. Sabemos que pode ser um pouco difícil seguir esse cuidado à risca, mas isso minimiza em muito complicações no pós-operatório da gluteoplastia.

O tamanho dos Implantes Glúteos a serem usados na Gluteoplastia

A escolha do tamanho dos implantes glúteos de silicone será feita na consulta final, após avaliação dos glúteos pelo cirurgião plástico. Cabe ao paciente explicar quais são suas expectativas sobre o resultado e o que deseja obter com a gluteoplastia, detalhando nas formas, tamanho e projeção.

Medicamentos que devem ser suspensos antes de se realizar a Gluteoplastia

Recomenda-se que o paciente suspenda alguns medicamentos que, por interferirem diretamente na coagulação do sangue, nos sedativos, na anestesia ou na adrenalina injetada, não devem ser usados pelo paciente quinze dias antes e nem depois da cirurgia, dentre eles estão:

  • Ácido Acetilsalicílico, ou também AAS, que é comercializado pelo nome de Aspirina, Alka Seltzer, Bufferin, etc.;
  • Ginkgo Biloba;
  • Medicamentos com Chá Verde ou Ômega 3;
  • Anticoagulantes orais (marcumar, marevan, etc);
  • Anticoagulantes naturais, como a Arnica;
  • Antidepressivos tricíclicos, que são: amitriptilina, clomipramina, nortriptilina, etc.;
  • Medicamentos para emagrecer e moderadores de apetite, como: anfetaminas, sibutramina, etc. Medicamentos para dormir e ansiolíticos, de um modo geral, não precisam ser descontinuados antes de se realizar a gluteoplastia. Porém, é muito importante que o paciente informe sempre ao médico sobre qualquer tipo de remédio que esteja tomando, pois ele pode interferir diretamente no procedimento cirúrgico e na cicatrização.

Tipo de anestesia

A gluteoplastia é realizada geralmente com anestesia peridural mais sedação.

O Tempo de Duração do procedimento

A cirurgia plástica de glúteos tem seu tempo estimado em uma hora e meia, caso ocorra tudo normalmente. Pacientes com variações anatômicas que possam dificultar a técnica anestésica e de dissecção do espaço para a colocação dos implantes de silicone é um dos fatores que podem fazer com que o procedimento da gluteoplastia se prolongue.

Tempo de Internação

Os pacientes que realizam a cirurgia plástica de glúteos deverão ficar internados no hospital por 24h. Geralmente, na manhã do dia seguinte da cirurgia o paciente recebe alta, liberando o paciente para ir para casa. Apesar de que não há dor importante na recuperação, o paciente deverá lembrar sempre dos cuidados do pós-operatório que deverão ser observados para que nada interfira no resultado final da gluteoplastia.

Cuidados pós-operatórios

A cirurgia não impede, depois de sua recuperação total, de sentar-se normalmente, praticar esportes ou qualquer outro tipo de movimento. Entretanto, cumpre lembrar que, uma vez realizada a cirurgia de glúteos com prótese de silicone, a paciente não mais poderá fazer uso de medicamentos injetáveis nos glúteos, pelo alto risco de perfuração dos implantes de silicone.

Como fica a cicatriz da Gluteoplastia?

Por ficar localizada na porção inferior lombar, num lugar estratégico entre os gluteos, a pequena cicatriz que resulta da gluteoplastia tem ótima aceitação por parte dos pacientes. Além disso, tem boa evolução durante a recuperação, ficando quase que imperceptível. Pacientes que realizaram a gluteoplastia podem esconder a pequena cicatriz pelo biquíni, pela calcinha ou cueca, não ficando, assim, exposta ou aparente. São raríssimos os casos em que ocorrem deformidades na cicatriz pós-gluteoplastia,

Quais são as possíveis complicações de uma Cirurgia Plástica de Glúteos?

A gluteoplastia é uma cirurgia plástica com riscos ínfimos. Os possíveis riscos de complicação envolvem a deiscência da sutura e acúmulo de líquido na região. São complicações que nada interferem no resultado e que podem ser tratadas sem exigir muito do paciente e do cirurgião. A deiscência da sutura é uma deficiência do organismo em completar a cicatrização; quando ocorre, é superficial e, na maioria das vezes, está ligada a infecções, à falta do paciente observar os cuidados exigidos no pós-operatório ou à tensão nas linhas de sutura. Pode ser tratada por uma nova sutura (re-sutura) e pelo uso de antibióticos. Já o acúmulo de líquido na região, algo muito comum em qualquer cirurgia plástica, pode ter tratado pela simples retirada do líquido.

Imagem-sidebar-Nilson-Diaz

Dr. Nilson Y. Rimarachín Diaz
Cirurgião Plástico - CRM-SP 138821

Me formei como Cirurgião Plástico pelo Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz em São Paulo no ano de 2004, sob a regência de um dos maiores nomes da Cirurgia Plástica Brasileira, Dr. José Marcos Mélega.

Durante minha vida profissional realizo todo tipo de Cirurgia Plástica, mas desde o ano 2006, dedico-me à cirurgia estética da região glútea, combinando as técnicas mais modernas de implante de silicone e lipoescultura em alta definição, obtendo resultados naturais e harmônicos.

conheça mais procedimentos

Cirurgias
Faciais
Cirurgias
Corporais
Cirurgias
Reparadoras
Procedimentos
Estéticos
Traduzir »