Rinoplastia (cirurgia de nariz)

O que é a cirurgia de rinoplastia?

Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.

Enquanto o formato do seu nariz é geralmente o resultado de hereditariedade, a aparência pode ter sido alterada por lesão ou cirurgia prévia.

 
Imagem Rinoplastia
 

A rinoplastia pode mudar:

  • o tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais,
  • a largura do dorso nasal,
  • o perfil do nariz,
  • a ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada,
  • narinas grandes, largas ou arrebitadas,
  • assimetria nasal e desvio.

Procedimento cirúrgico

Etapa 1 – anestesia

Na Rinoplastia sempre optamos por anestesia geral, porem durante a consulta será avaliado a melhor opção para você.

Etapa 2 – incisão

A cirurgia do nariz é realizada ou por procedimento fechado, em que as incisões são escondidas no interior do nariz, ou por procedimento aberto, onde é feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através destas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz.

Etapa 3 – remodelação da estrutura do nariz

A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo, a partição no meio do nariz, são usadas para este propósito.

Algumas vezes, parte de cartilagem da orelha e, raras vezes, parte da cartilagem da costela pode ser usada.

Etapa 4 – correção de desvio de septo

A correcção de desvio do septo e a redução das saliências no interior do nariz melhoram a respiração.

Etapa 5 – fechando as incisões

Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.

Etapa 6 – resultados

Uma especie de gesso e tampão internos darão sustentação ao nariz à medida que a cirurgia começa a cicatrizar por aproximadamente uma semana. Enquanto o inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, pode levar até um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante este período, você perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano, após a cirurgia. A rinoplastia para remodelar a via aérea obstruída requer avaliação cuidadosa da estrutura nasal que se refere ao fluxo de ar e respiração. A correcção de desvio do septo, uma das causas mais comuns de insuficiência respiratória, é conseguida através do ajuste da estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento.

Pós operatório

Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo com micropore serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.

Fonte: SBCP

Imagem-sidebar-Nilson-Diaz

Dr. Nilson Y. Rimarachín Diaz
Cirurgião Plástico - CRM-SP 138821

Me formei como Cirurgião Plástico pelo Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz em São Paulo no ano de 2004, sob a regência de um dos maiores nomes da Cirurgia Plástica Brasileira, Dr. José Marcos Mélega.

Durante minha vida profissional realizo todo tipo de Cirurgia Plástica, mas desde o ano 2006, dedico-me à cirurgia estética da região glútea, combinando as técnicas mais modernas de implante de silicone e lipoescultura em alta definição, obtendo resultados naturais e harmônicos.

conheça mais procedimentos

Cirurgias
Faciais
Cirurgias
Corporais
Cirurgias
Reparadoras
Procedimentos
Estéticos
Traduzir »