Toda cirurgia plástica envolvendo as mamas é denominada mamoplastia. Esse procedimento tem como objetivo alterar o formato, reconstruir, aumentar ou diminuir o tamanho dos seios, podendo ser realizada por razões médicas ou estéticas.

As mamoplastias são indicadas para mulheres que já desenvolveram plenamente as mamas,não devendo ser realizada durante a fase de crescimento. Geralmente, o desenvolvimento completo das mamas ocorre cinco anos após a primeira menstruação. É recomendado que se aguarde um ano após esse período para que a mamoplastia seja realizada.

Muitos pacientes que visitam o meu consultório acreditam que ao saírem da sala de cirurgia irão se deparar com o resultado do procedimento realizado, mas não é bem assim! Cada cirurgia tem o seu tempo de cicatrização e recuperação ideal para que se evidencie o seu resultado definitivo.

No caso da mamoplastia de aumento, os seios apresentarão maior inchaço no primeiro mês e não teremos ainda o formato definitivo. Assim, apenas a partir do terceiro mês de recuperação é que poderemos notar as mamas tomando seu formato definitivo.

No caso da mamoplastia redutora, a mama sofre um processo de acomodação chamado de báscula, com uma mudança de forma até atingir o formato natural de gota, o que ocorre em torno de 6 meses após a cirurgia.

É importante que o paciente siga todas as recomendações do cirurgião e que fique sempre atento para qualquer anomalia a fim de garantir o melhor resultado possível.

Lembre-se que procedimentos cirúrgicos devem ser feitos exclusivamente por cirurgiões especializados e cadastrados corretamente pelo CRM. Além disso, o paciente deve sempre buscar referências do profissional e em casos de dúvidas buscar uma segunda opinião.

Traduzir »